Vitis MedCenter
Segunda a Sexta das 7h às 17h - Sábado das 7h às 11h
(34) 3239-2200

Cuidados com o coração devem ser redobrados no inverno

  25/06/2019          Saúde          By Kompleta Comunicação

Cuidados com o coração devem ser redobrados no inverno

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), elas atingem cerca de 500 mil pessoas por ano. Com o início do tempo frio, alguns potenciais danos à saúde se intensificam, inclusive, os infartos. O cardiologista Dr. Rodrigo Penha, esclarece o motivo “Isso ocorre devido ao aumento do consumo de oxigênio pelo coração em dias frios e maior consumo de bebidas e comidas gordurosas nesta época”, informa.

Ele explica que o infarto consiste em uma interrupção de fluxo de sangue para a musculatura do coração e, geralmente, acontece por deposição de placas de gorduras na artéria e pela formação de coágulos neste local. “Normalmente, ele inicia abruptamente, com uma forte dor no peito em aperto, que pode caminhar para o braço esquerdo ou para mandíbula”, relata o médico.

De acordo com o especialista, o tratamento deve ser imediato e o exame de eletrocardiograma costuma ser eficiente para identificar o infarto, posteriormente, confirmado por um cateterismo. “Os cardiologistas costumam falar “tempo é músculo”, quanto mais rápido a artéria for desobstruída, menos danos sofrerá o coração. Minutos fazem toda a diferença, após 12 horas dos sintomas, os danos serão irreversíveis e a artéria não poderá ser aberta pelo médico devido à falta de benefícios”, alerta.

O método mais eficiente e de menor risco é a angioplastia. “Somente em lugares muito longe de serviços de hemodinâmica, é que se utilizam remédios trombolíticos, com menores chances de reestabelecer o fluxo, e maiores riscos de sangramento”, informa Dr. Rodrigo.

Para evitar riscos de infarto o cardiologista recomenda não fumar, controlar o diabetes e o colesterol, manter o peso adequado, controlar a hipertensão, ter uma alimentação saudável, controlar o estresse e fazer atividade física regularmente.